Uma casa comestível: sustentabilidade por toda parte!

O projeto holandês Eathouse desenvolveu uma casa jardim, onde paredes, tetos e tudo o que é possível imaginar é transformado em horta. A casa é construída em uma estrutura de andaime com um sistema modular de caixas de plástico. Em cada módulo, uma plantação diferente! Feijão, manjericão e begônias são destaques do edifício.
   
Utilizando princípios e técnicas da agricultura intensiva, o projeto é um grande exemplo de colheita urbana. A ideia era criar uma casa onde fosse possível tocar as plantas, cheirar as flores, experimentar os frutos, plantar, regar e cultivar ao mesmo tempo. Muitos turistas têm visitado a Eathouse, atraídos pela imensa e bem cuidada quantidade de vegetais, frutas, ervas e flores. Afinal, não é sempre que se encontra uma casa comestível.
A casa é sazonal, de caráter temporário, dura enquanto dura o verão. Assim, todo material usado durante uma temporada pode ser reutilizado para construção de outra Eathouse em um lugar diferente. Construída em 2010, ocupa uma espaço de 100 m² e é aberta a qualquer um. A Eathhouse é hoje considerada o jardim do bairro e por isso até foi apelidada pelos moradores de Bakadjari, que significa quintal em suriname.
O interessante é que se fosse no Brasil, e em outros países tropicais, a casa duraria o ano inteiro. Que tal se fizesse uma aqui?

Fonte:
Site do Projeto - http://www.ateliergras.nl/projecten_details/5/eethuis.asp

Blog Natura Ekos - http://blog.naturaekos.com.br/uma-casa-para-comer/#comment-6637

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário