MODELAGEM MOLECULAR pelos alunos do Instituto

Durante esse semestre (2010.1), os alunos da turma de Bioquímica, sob o comando do Prof. Márcio Silva, realizaram um trabalho de modelagem molecular por homologia com a ajuda do biólogo formado pelo Instituto, Ricardo Tajra, que realizou o mesmo trabalho para sua monografia.
A turma foi dividida em 2 equipes em que cada uma ficaria responsável pela modelagem e caracterização de uma proteína ainda não estudada. As duas proteínas foram:



Fosforibosil transferase (Candida albicans)












Pectin liase (Aspergillus fumigatus)











O trabalho foi aprensentado em forma de slides domonstrando as seguintes características:


Atividades com o PDB obtido por modelagem
 
  1. Identifique as proteínas molde e modelo (nome e organismo a que pertence);
  2. Descreva os diferentes níveis de organização estrutural observados no modelo;
  3. Classifique a proteína quanto:
      - Número de cadeias da proteína molde (monômero, dímero etc....) e se ocorre à formação de Protômeros;
         - (molde) Composição (identifique se existe grupo prostético) apo proteína etc...;
      - (modelo) Forma (principalmente ab, etc...;
  1. (modelo) Identificar os resíduos C-terminal e N-terminal;
  2. Comparar as estruturas primarias dos PDBs (molde e modelo) através de um alinhamento e descrever o resultado em termos de identidade e homologia justificado a possibilidade de modelagem molecular por homologia.
  3. Represente uma parte da estrutura primária (molde e modelo) considerada segmento fixo e outra considerado segmento variável.
  1. Observar a proporção de cada resíduo;
  2. Observar a disposição dos resíduos hidrofílicos e hidrofóbicos na estrutura;
  3. Observar a ocorrência de pontes de hidrogênio;
  4. Enumerar os elementos de estrutura secundária enfatizando as principais interações que os mantem;
  5. Comparar a ocorrência efetiva de resíduos de aminoácidos com a probabilidade relativa de que um determinado resíduo de aminoácido ocorre nos três tipos mais comuns de estrutura secundária;
  6. Analisar se ocorrem dobras b do tipo II;
  7. Observar a ocorrência e pontes dissulfeto;
  8. Executar rotações na cadeia lateral de um resíduo de arginina descrever o que acontece;
  9. Verificar a ocorrência de pontes salinas;
  10. Mostras os gráficos de avaliação do modelo.

As equipes foram:
  • Fosforibosil transferase (Candida albicans)
Iven Neylla
Rafaella de Souza
Letícia Vieira
Lyllian Mont'Alverne
Dayris Simões (Lic. em Química)

  • Pectin liase (Aspergillus fumigatus)
Marcelo Cássio
Daniella Silveira
Edilson Filho
Lorena Rúbria
Polliana Veras
Teresa Serejo (Lic. em Química)

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3 comentários:

Marcelokassyo disse...

A minha ficou mais bonita, né?? Afinal ela tem 7 alfa-hélices hehehhehehhee
Marcelo cássio

Iven Neylla disse...

Hauhauahahhau... Se acha demais... rsrsrrsr
A nossa é mto mais fofa... =)

Anônimo disse...

As duas estão lindas!! rs

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