Navio com rachadura no casco é retirado do Porto de Ponta da Madeira

São Luís - Desde domingo (04), o navio Vale Beijing, que carrega 260 mil toneladas de minério de ferro, encontrava-se atracado porto de Ponta da Madeira. O navio foi retirado do porto e agora está a sete quilômetros da costa maranhense.
Nesta terça-feira (06) o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou que o navio não apresentou vazamento de óleo ou minério de ferro no mar.


O capitão dos portos do Maranhão afirmou que o navio está estabilizado e que todos os tanques do lastro estão cheios para garantir equilíbrio à embarcação.
A empresa coreana STX Pan Ocean, responsável pela fabricação da embarcação, está contratando uma empresa de salvatagem para retirar o combustível e o minério de ferro da embarcação, ainda esta semana.
Em nota dada pela empresa Vale do Rio Doce, esta afirma que  informa que o navio é de propriedade da empresa  STX Pan Ocean e por ela operado foi retirado do Píer I no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, tendo sido rebocado para uma área de fundeio, definida pela Marinha brasileira e outras autoridades competentes. Também informou que operações de embarque de minério de ferro no Píer I serão normalizadas com a próxima atracação de navio prevista para a tarde do dia 06.


Mais informações:
Trechos da remoção do navio (imagens fornecidas pela empresa Vale)
Nota da Vale (Releases da Sala de Imprensa)


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário